INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Home / Especialidades / Incontinência Urinária

Incontinência Urinária

Já alguma vez sentiu perda de urina quando faz esforços, ri, tosse ou pega em algo pesado?

Não aguentou até chegar à casa de banho?

 

A incontinência urinária - perda involuntária de urina - é um problema comum e muitas vezes constrangedor.

 

Esta condição está presente tanto em homens como mulheres, e é importante consciencializar que a incontinência urinária pode ser prevenida ou mesmo tratada, aquando realizada uma avaliação e acompanhamento clínico adequado. Existem vários tipos de incontinência urinária:

 A incontinência de esforço (perda de urina ao espirrar, tossir, rir, levantar carga, fazer atividades físicas, mudar de posição) 

 A incontinência de urgência (não consegue chegar tempo de ir à casa de banho, mesmo quando tem uma pequena quantidade de urina)

 Incontinência urinária mista (em alguns casos, os sintomas de incontinência urinária podem misturar, criando a incontinência mista)

 

Na Desaffius procuramos avaliar criteriosamente a sintomatologia e a função do pavimento pélvico a fim de dar opções de tratamento adequada a si para controlar as perdas de urina.

 

A fisioterapia permite consciencializar e trabalhar os músculos do pavimento pélvico (grupo muscular responsável por controlar a micção) a fim de impedir a perda involuntária da urina. Recorremos a exercícios especificamente estudados para os casos de incontinência urinária, e instruímos as pessoas a realizá-los não só em contexto clínico, mas também diariamente em casa.

Alguns métodos para reforçar o pavimento pélvico, melhorar a postura e musculatura abdominal são o pilates clínico, os abdominais hipopressivos, e exercícios específicos como os de Kegel, que são realizados sempre com o acompanhamento, que vai fazendo avaliação constante de resultados e progressão da intervenção terapêutica.

Nem sempre a incontinência urinária é devido à falta de força dos músculos do pavimento pélvico!

Nem sempre a solução é trabalhar unicamente a força dos músculos! Muitas vezes a perda de urina está associada a uma alteração da postura (grande parte das vezes o sacro tem grande influência), a músculos com pouca mobilidade ou em constante contração, falta de consciência corporal na contração e relaxamento de determinados músculos. Por estes motivos na Desaffius temos uma fisioterapeuta especializada na intervenção nestas situações clínicas, para tratar de si para que possa usufruir da rotina do dia a dia, confiante e sem perdas de urina.