POSTURA E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

Home / Especialidades / Postura e Reeducação Postural Global

Postura e Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global, RPG, é um método de avaliação e tratamento inovador  da Fisioterapia que trata as desarmonias do corpo com resultados surpreendentes. Está indicado não somente para quem sente dores, mas também para quem pretende corrigir a postura do seu corpo. Neste método há uma visão global do individuo, relacionando as alterações que o corpo manifesta a nível muscular, articular, ósseo, visceral, miofascial e nervoso.

A RPG intervém em diversas situações, tais como:

 Torcicolo;

 Escoliose;

 Lombalgia;

 Dor Ciática;

 Hérnia Discal;

 Hipercifose Dorsal (coluna “Corcunda”);

 Joelhos valgos (virados para dentro) e varos (“arqueados”);

 Pé Plano/Cavo;

 Tendinite;

 Dor Cervical;

 Entre outros.

Porquê fazer RPG?

A grande maioria das lesões neuro-músculo-esqueléticas é devida a alterações posturais. A correria e o stress do dia-a-dia favorecem o aparecimento de dores. Para o organismo se defender adota posturas inadequadas na tentativa de aliviar essas dores. Contudo, como são posturas erradas, os músculos, articulações, fáscias e ligamentos começam a ressentir-se e surgem aí mais complicações.

Uma postura que fuja do padrão normal pode trazer transtornos para a saúde, pelo que deve ser corrigida!

 

Quais os benefícios da RPG?

 Elimina a dor

 Corrige os vícios e o aspeto estético resultante de posturas inadequadas

 Fortalece e alonga os músculos, melhorando assim a postura

 Melhora a consciência corporal

 Devolve ao corpo uma correta mobilidade e flexibilidade

 Contribui para a prevenção de lesões

Como são as consultas de RPG?

As consultas de RPG são individuais e têm a duração média de 1hora. Realizam-se 1-2 vezes por semana.

Através de um trabalho respiratório característico e de posturas criteriosamente escolhidas de acordo com as características de cada individuo são realizados alongamentos de cadeias musculares encurtadas. O papel ativo do utente é fundamental e compõe grande parte do tratamento que pode ser continuado em casa através da recomendação de exercícios de auto postura.

Casos Clínicos

Seguem-se alguns exemplos de utentes tratados na Desaffius que mostram como o tratamento com RPG pode eliminar por completo dores que já estavam instaladas há muito tempo, bem como mudar de forma significativa a postura corporal de qualquer pessoa.

 

CASO 1

Utente do sexo feminino com queixa recente de dor na lombar (fundo das costas e que irradiava para a zona anterior da coxa esquerda) e há anos que tinha dores em ambos os joelhos. Foi sujeita a correção postural através da RPG.

RESULTADOS?

Verificámos uma melhoria na postura da utente, não apresentando após as sessões a hiperlordose lombar (fundo da coluna demasiado curvado). Observa-se também que o corpo da utente não está tão “para a frente” como antes.

 E o melhor: a utente já não apresenta nem dores na região lombar, nem nos joelhos.

 

CASO 2

Utente do sexo feminino com queixas de dor irradiada à esquerda (que descia desde a zona lombar até ao joelho esquerdo) há vários anos. Por dor, deixou de praticar desporto (corridas e caminhadas). Foi sujeita a correção postural através da RPG.

Que resultados obtivemos?

 Se reparar o corpo da utente antes encontrava-se fora do eixo, desalinhado, parecendo “tombar” para o lado direito. Atualmente, o corpo encontra-se alinhados, no eixo. Repare também nos joelhos (em “valgo”, ou seja, a cair para dentro, principalmente o direito). Atualmente apresentam-se alinhados e não sobrepostos. Verificámos que estas alterações posturais justificavam as queixas da utente: corrigindo a postura a dor da utente desapareceu. Atualmente, a utente refere apenas uma “moinha” na anca e encontra-se consciencializada sobre exercícios a fazer em casa que lhe permitem manter a sua saúde.

RESULTADOS?

A utente já não apresenta dor nem nos joelhos nem na lombar. Após o 3º tratamento os resultados obtidos com a RPG estão à vista: uma melhoria na postura com a curvatura da lombar mais normal (sem hiperlordose) e, se reparar nos joelhos, não se encontram tão rodados para fora.

 

CASO 3

Utente do sexo masculino com queixas de dor na coluna lombar e torácica que lhe afetavam a prática desportiva (trampolins), diminuindo a sua performance. Estas queixas estavam relacionadas com a perda de flexibilidade da cadeia muscular posterior (não é capaz de levar as mãos ao chão), tendo algumas alterações posturais (nomeadamente aumento das curvaturas lombar e torácica).

RESULTADOS?

Após 3 sessões de tratamento com RPG - Reeducação Postural Global - melhorou a flexibilidade muscular (chegou com as mãos ao chão), tendo ficado sem dor.