Home / Especialidades / Problemas do Foro Pediátrico
Torcicolo Congénito;
Plagiocefalia ou “cabeça plana”, assimetria do crânio e/ou face;
Transtornos digestivos, tais como refluxo, cólicas, hérnia do hiato, gases, diarreia, obstipação, dificuldade de sucção na amamentação;
Transtornos no sono, agitação, nervosismo;
Partos com utilização de ventosas, fórceps ou cesariana;
Otites, bloqueio do canal lacrimal;
Check-up pós-parto;
Entre outros.
Os problemas de saúde que surgem no nascimento e nos primeiros anos de vida poderão influenciar a saúde da criança e no desenvolvimento do adulto. O parto pode ser considerado como o “primeiro traumatismo”, e os bebés podem apresentar torcicolos congénitos, transtornos digestivos, plagiocefalias, problemas de sono, entre outras disfunções. Durante o parto, o crânio do bebé é sujeito às contrações uterinas, passagem pela pélvis da mãe, e acaba por ser muito maleável, deformando-se ao passar no colo do útero. Estas diferentes pressões são úteis e necessárias ao bom desenvolvimento do crânio do bebé, porém podem provocar diferentes deformações e consequentemente algumas disfunções, pois muitos nervos passam pelos forames cranianos.
A atuação da fisioterapia na pediatria tem por base a avaliação, intervenção e educação aos pais para melhorar a funcionalidade do seu bebé. Por meio de técnicas de mobilizações específicas e suaves, permite o equilíbrio das tensões com ênfase nos diferentes tecidos (ossos, articulações, tendões, músculos, fáscias, órgãos) e sobretudo no sistema nervoso. Recorremos a exercícios e estímulos para o controlo e desenvolvimento motor do seu bebé ou criança, sendo sempre fulcral a participação ativa dos pais.
Especializamo-nos para o aconselhar e ajudar a que o seu bebé cresça forte e saudável!