Home / Blog
2018-06-05
Nos dias de hoje, alimentação saudável e atividade física são assuntos que já fazem parte do quotidiano. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em mudar os seus hábitos alimentares, sejam elas motivadas pela vaidade, preocupação com a saúde ou somente pelo bem-estar.
Os problemas cardiovasculares são, tanto em Portugal como na Europa, uma das principais causas de morte. Cerca de 80% dessas mortes podem ser evitadas com hábitos alimentares saudáveis.
Por esse motivo, é necessário controlar os fatores de risco, como o colesterol e a tensão arterial elevados, através da redução da gordura e do sal que ingerimos. Também o ajuste do peso corporal é essencial, eliminando a gordura em excesso que se acumula principalmente na zona abdominal – a chamada gordura visceral – que envolve o coração, impedindo-o de funcionar livremente.
A primeira medida a adotar passa por distribuir as refeições ao longo do dia, iniciando sempre com um bom pequeno almoço (saudável e diferente) antes de sair de casa.
Deve ser feita uma refeição a meio da manhã (se o intervalo até ao almoço for longo) e o almoço deve ser moderado, mas completo, evitar colocar no prato quantidades excessivas pois a maioria das pessoas passam o dia sentadas ou não fazem exercício. Durante a tarde deve ser feita uma refeição ligeira, para preparar um jantar simples e moderado.
O objetivo é comer pouco, mas várias vezes ao longo do dia, pois temos que fazer com que a energia consumida numa refeição seja a suficiente para se conseguir chegar à próxima sem muita fome.
Carnes/Peixe: de preferência carnes brancas (sem pele) e peixes são ricos em gorduras benéficas para a saúde cardiovascular. O frango é rico em proteínas e apresenta baixo teor gordura. Reduza o consumo de carne vermelha, e quando a consumir evite fritar.
Cereais: são muito importantes na alimentação, linhaça, centeio, aveia, entre outros, contribuem para a sensação de saciedade e inibem que o organismo absorva gordura. A aveia destaca-se por reduzir os níveis de colesterol LDL e melhorar a circulação.
Frutas e Hortaliça: são benéficas para a saúde e devem ser consumidas diariamente. Ajudam a controlar o apetite e a equilibrar a função intestinal
Óleos vegetais: são ricos em nutrientes como: vitamina E, ômega 3 e 6, gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas. Essas substâncias ajudam regular os níveis colesterol (aumentando o HDL e reduzindo o LDL), mas não devem ser consumidas em excesso, pois acabarão tendo um efeito reverso.
Oleaginosas: castanhas do Pará, caju, nozes, amêndoas, avelã, entre outras, são alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, proteínas, vitaminas e minerais. Ajudam a regular os níveis de colesterol, mas também não devem ser consumidas em excesso.
Em suma, são estas pequenas alterações que terão um impacto muito significativo na saúde. Faça uma alimentação saudável e dê vida ao seu coração!
Desaffius? O nosso é a sua saúde.