Home / Blog
2018-12-21
Chegou novamente a época do ano que pode comprometer o seu objetivo de perder peso e todos os esforços feitos ao longo do ano.A nossa nutricionista Filipa Mendes Correia compartilha os seus segredos para se manter saudável durante o Natal.
Normalmente nestes dias de festas em vez de fazermos as 6 refeições ao longo do dia decidimos poupar calorias, ou seja, saltam-se refeições. Em vez disso que tal começar o dia com um bom pequeno almoço, vai estabilizar os níveis do açúcar no sangue e assim na festa não terá tanta fome (apetite controlado) e nem vai comer exageradamente.
Ideias para um bom pequeno almoço:
- Papas de aveia com canela e frutos vermelhos
- Iogurte natural com sementes de girassol e canela
Nos almoços e jantares de natal existe uma diversidade imensa de bebidas alcoólicas, desde os vinhos aos licores, às bebidas espirituosas e etc…, mas isto não significa que se deva exagerar. Para manter um bom controlo e não aumentar as calorias ingeridas nada melhor que beber bastante água entre as bebidas alcoólicas. Antes de ir para qualquer almoço ou jantar de natal beba 2 a 3 copos de água
Os grandes almoços ou jantares são sempre grandes momentos de convívio entre a família, amigos ou colegas, por isso aproveite para conviver, coma lentamente e sem pressas. Converse com quem está ao seu lado e aprecie o momento com calma.
E finalmente chegou a véspera de natal e depois o dia de natal…. É aí que começam as tentações.
Chegados a casa dos familiares ou até a um restaurante temos que resistir e lutar muito contra as entradas e todo o mundo dos canapés que temos à disposição.
Por isso a dica que eu dou é que antes de ir para algum lado façam um pequeno snack, seja de um prato de sopa ou mesmo de um iogurte com banana (a proteína do iogurte retarda o esvaziamento gástrico e o potássio da banana ajuda a equilibrar qualquer aumento da ingestão de sal)
Se não comeu uma sopa antes de sair de casa, faça-o no restaurante. Em vez das clássicas entradas de patés e pão branco, opte por pedir uma Sopa quentinha que já o vai deixar saciado e irá controlar melhor o resto da refeição.
Depois das grandes refeições não se vá aninhar para o sofá. Levante-se, agasalhe-se e vá antes fazer uma caminhada. Desafie os seus familiares, colegas ou amigos e vá caminhar um pouco ao ar fresco. Esta atividade não tem apenas o fim de queimar as calorias ganhas à refeição, mas sim fazer com que o seu corpo faça uma melhor digestão da sua refeição.
Nesta altura o leque de sobremesas oferecidas tem sempre um grande excesso de açúcar. Opte por sobremesas que apresentam mais frutas e menos açúcares. Caso não haja sobremesas mais saudáveis, então o truque é dividir a sobremesa com a pessoa que está perto de si.
Se for o cozinheiro de serviço opte por versões mais saudáveis dos pratos, ou seja, troque as farinhas brancas pelas integrais, troque os lacticínios pelas suas versões magras ou naturais, substitua o açúcar refinado pelo mel, açúcar amarelo ou açúcar de coco e faça ainda reduções no uso das margarinas ou manteigas.
Especialmente nesta altura não deixe de fazer exercício físico e não adie as idas ao ginásio só para janeiro. Se num dia comete excessos alimentares então no dia seguinte tem de compensar com uma alimentação saudável e uma aula divertida no seu ginásio.