Home / Blog
2018-06-05
Pilates ou yoga - qual o melhor?
Muitas são as pessoas que procuram na nossa equipa de Fisioterapeutas, uma resposta para a prática de atividade física, ficando na dúvida entre o yoga e o Pilates Clínico, pedindo a nossa opinião.
É verdade, os dois métodos podem ser confundidos por trabalharem elementos semelhantes como concentração, consciência corporal, flexibilidade, respiração através de exercícios…, porém, há muitas diferenças.
Em relação ao Pilates Clínico, temos vindo a falar sobre ele… (desaffius.com/…/132-pilates-clinico-sabe-o-que-e-e-quais-sa…).
O termo Yoga significa união, a união do nosso corpo com os diferentes aspetos da nossa vida em equilíbrio com a nossa mente. Tem o objetivo de trazer harmonia nos pensamentos palavras e ação.
Vem de uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos.
O Yoga é tratado como um conceito, filosofia que trabalha o corpo e a mente. Trabalha também as emoções, e ajuda ao praticante agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, levando a um profundo relaxamento, tranquilidade mental o que consequentemente aumenta a concentração, a força e flexibilidade.
Primeiramente, a principal diferença das duas práticas é a essência de cada um. Ou seja, o Yoga é uma filosofia de vida, que aparece em diversas áreas para mudar o seu estilo de vida interior e exterior.
Já o Pilates Clínico, apesar de ser um Método também pensado na mudança de estilo de vida, procura ajudar prioritariamente a sua saúde física, o fortalecimento e alongamento do corpo.
Podemos dizer que o Pilates Clínico é uma terapia para o corpo e o Yoga terapia para mente e espírito.
Outra diferença presente é a prática dos métodos. O Pilates pode acompanhar aparelhos para a prática, apesar de ser também praticado no solo. Já o Yoga utiliza-se apenas o peso do próprio corpo como resistência.
A respiração é muito importante nos dois métodos, porém há particularidades em cada uma. No Yoga a respiração deve ocorrer inteira ao nível do nariz, inspiração e expiração. Já no Pilates Clínico você inspira pelo nariz e expira pela boca.
O Pilates Clínico tem exercícios muito eficientes para preparação desportiva de forma específicos. Os movimentos são centrados na necessidade do aluno, ou seja, de acordo com o problema / patologia em causa.
Apesar disso, o criador do Método Pilates, Joseph Pilates, baseou-se entre diversas influencias, entre elas o Hatha Yoga, por ser a área do Yoga que tem como referência o corpo.
Qual o melhor método? É importante salientar que ambos os métodos têm benefícios. A seleção do método depende sempre do praticante, dos seus objetivos. Em caso de dúvida, contacte um profissional de cada uma das áreas e procure esclarecer. Na Desaffius encontra Fisioterapeutas que o poderão esclarecer em relação ao Pilates Clínico, fazendo uma avaliação do seu caso e percebendo quais os seus objetivos e se, através do Pilates Clínico, os poderá alcançar.
- 3ª-feira 19h e 21h
- 4ª-feira 20h e 21h
- 5ª-feira 14h, 19, 20h e 21h.
E porque não vir experimentar uma aula?
Desaffius? O nosso é a sua saúde.